A jóia é um dos nossos acessórios mais íntimos e apreciados. Compreender como cuidar e proteger as suas jóias preciosas pode fazer um mundo de diferença na manutenção da sua beleza e manter as suas heranças brilhantes para as gerações vindouras.

Seja cuidadoso com luz e calor

Assim como os raios nocivos do sol podem danificar a nossa pele, a luz e o calor podem afectar a durabilidade e a cor de uma pedra colorida. Ao longo do tempo, e em excesso, a cor de uma pedra também podem desaparecer ou ficar danificada, como camadas de ametista, kunzite, topázio e escudo. Pérolas e outros materiais delicados, como o marfim, serão lixiviados sob exposição extrema à luz. Outras gemas, especialmente âmbar, podem escurecer ao longo do tempo quando expostas a muita luz.

O calor excessivo e as mudanças repentinas de temperatura também podem frustrar algumas gemas. O calor pode facilmente remover a humidade natural que essas gemas precisam para manter a beleza destas. As pérolas, por exemplo, podem secar, quebrar e descolorir. Os opais podem ficar brancos ou castanhos, desenvolver pequenas rachaduras e perder o seu jogo de cor.

Mantenha a sua jóia longe de produtos químicos

A exposição a produtos químicos pode danificar ou descolorir metais preciosos – ouro, prata e platina – e pode prejudicar algumas gemas coloridas. Mesmo substâncias quotidianas como laca para o cabelo, loção, perfume ou outros cosméticos podem conter produtos químicos que prejudiquem permanentemente a superfície das suas pérolas e outras gemas delicadas ou porosas (como turquesa). As jóias finas devem ser removidas antes de mergulhar em uma piscina ou antes de usar produtos de limpeza domésticos. Muitos desses produtos de limpeza contêm amónia, o que pode ser muito difícil para jóias delicadas ou jóias vintage. O cloro, outro solvente doméstico comum, pode abater ou danificar as ligas de ouro.

Dar tratamento especializado a gemas preciosas

Muitas pedras coloridas são rotineiramente tratadas para melhorar a aparência de cor e clareza. Estes tratamentos podem ser afectados negativamente pelo calor, solventes, vapor e limpadores ultra-sónicos. Saber se sua gema foi tratada é o primeiro passo para saber como cuidar disso. Este é o lugar onde um relatório GIA vem – contém informações importantes sobre sua gema e quaisquer tratamentos detectáveis que possa ter sofrido.

Os métodos de limpeza mais seguros são também os mais fáceis

A maioria das gemas coloridas podem ser limpas com água morna, sabão de prato suave (sem detergentes) e uma escova macia. Um aparelho de limpeza dental de pulsação e um pano macio e sem fiapos também podem ser usados. Certifique-se de enxaguar as suas jóias em um copo de água para remover as soluções de limpeza, uma vez que você arrisca perder pedras soltas – ou mesmo uma jóia inteira – se você enxaguar directamente na pia.

Gemas macias, como pérolas, por outro lado, podem facilmente arranhar. Use uma escova de maquilhagem nova e limpa e água morna e com sabão para limpá-las suavemente. Coloque um fio de pérolas sobre uma toalha para secar. O fio de seda molhado pode esticar – e atrair sujeira – então não toque sua corda até ficar completamente seca. As pérolas usadas muitas vezes devem ser restringidas uma vez por ano.